Português (Brasil)

Operação Tromper descobre fraude em licitações e apreende dinheiro e armas em MS

Operação Tromper descobre fraude em licitações e apreende dinheiro e armas em MS

Compartilhe este conteúdo:

Uma operação conjunta do Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (GAECO), do Grupo Especial de Combate à Corrupção (GECOC) e da 3ª Promotoria de Justiça de Sidrolândia, realizada nesta quinta-feira (18), desmantelou um esquema de fraude em licitações da prefeitura da cidade sul-mato-grossense. A operação, batizada de Tromper (‘enganar’, em francês), tinha como alvos servidores, empresários e o ex-prefeito da cidade, Marcelo de Araujo Ascoli.

De acordo com o Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul (MPMS), a fraude era realizada desde 2017, por meio da abertura de empresas de fachada, que estavam obtendo vantagens indevidas. Além disso, a organização criminosa estaria cometendo crimes de peculato, falsidade ideológica, fraude às licitações, associação criminosa e sonegação fiscal.

Foram cumpridos 16 mandados de busca e apreensão em residências, empresas e no paço municipal. Durante a operação, uma quantia em dinheiro, ainda sem determinação, que estava em um cofre e armas de fogo foram apreendidas.

Segundo o Campo Grande News, a empresa Rocamora Serviços de Escritórios, cujo sócio-proprietário é Ricardo José Rocamora Lopes, também foi alvo da operação. A empresa acumulava diversas atividades que não condiziam com a descrição, como manutenção e reparação de geradores, equipamentos hidráulicos, pintura para sinalização em pistas rodoviárias e aeroportos, serviços de pintura em geral, lanternagem, funilaria, lavagem de veículos e venda de peças e acessórios para carros.

O Gaeco afirmou que as empresas contratadas para o esquema de licitação não possuíam experiência, estrutura ou capacidade técnica para executar os serviços contratados ou fornecer os itens comprados.

O ex-prefeito Marcelo Ascoli, que esteve no comando de Sidrolândia durante o período investigado, também é um dos alvos da operação.

A apuração do valor apreendido e a localização exata do cofre ainda não foram divulgados pelo MPMS.

Compartilhe este conteúdo: