Português (Brasil)

Operação Vox Veritatis: PF investiga esquema de fraudes milionárias em contratos da Educação de MS

Operação Vox Veritatis: PF investiga esquema de fraudes milionárias em contratos da Educação de MS

Compartilhe este conteúdo:

A Polícia Federal deflagrou, nesta semana, a Operação Vox Veritatis para apurar suspeitas de fraudes em licitações envolvendo recursos federais repassados à Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul (SED/MS). A ação é realizada em conjunto com a Controladoria-Geral da União (CGU) e a Receita Federal.

Segundo as investigações, empresários, com o apoio de servidores públicos, teriam manipulado contratações por meio da adesão a atas de registro de preços de outros órgãos públicos, resultando em contratos mais onerosos para o Estado. Em troca da garantia de contratação, fornecedores teriam pago comissões de 5% sobre o valor negociado, repassadas a intermediários e a servidores da SED/MS.

Dois dos contratos sob investigação superam, juntos, a marca de R$ 20 milhões.

A operação é um desdobramento das investigações anteriores conhecidas como Mineração de Ouro e Terceirização de Ouro, também conduzidas pela PF em Mato Grosso do Sul.

Ao todo, nove mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos nos estados de Mato Grosso do Sul e Rio de Janeiro. Os investigados poderão responder por crimes como peculato, corrupção, lavagem de dinheiro e fraude em licitações.

Compartilhe este conteúdo: